quarta-feira, 2 de maio de 2012

Angola é assim, simples...


Angola é assim, simples… prende, atraca, aterra e entranha-se.

Não há como fugir às cores da terra, ao calor da noite, á humidade sensual do seu meio inverno, o sotaque cantado e o "só" sempre a meio, primo do “ya” e “tá fixe”, a terminar as frases. Angola prende e repõe o elo que se julgava estar a perder.

Se por um momento, tenta-se mudar de vida porque cansa, de ar porque queima, de mundo porque se sente saudades, Angola não deixa. Com a sua brisa primaveril envolve-nos numa aura de misticismo e sem razão, só porque sim, voltamos a ficar.

Se por um outro momento sente-se receio porque é perigoso, se a liberdade é-nos toldada por protecção, se a vida que queríamos viver não é vivida, e queremos partir, Angola não deixa. Pede só mais um bocadinho, só mais uns meses porque o verão é grande e as praias de mar esmeralda e areias brancas, chamam-nos.

Queria mudar de mundo mas Angola não deixou; queria partir mas Angola fez-me ficar… obrigada Angola! Estamos juntos para mais um ano…

4 comentários:

  1. como diria alguem sábio e um grande amigo, cada vez que nos perguntam ate quando ficamos por cá utilizamos um certo conforto dos 2 anos. e no ano seguinte novamente respondemos 2 anos. talvez seja Angola a pregar uma partidinha :) o certo é que vicia, e de facto... Nao deixa :)

    Nao querendo ser egoista, mas fico contente :) a tua companhia faz toda a diferença.

    Manu

    ResponderEliminar
  2. Revejo nas tuas lindíssimas palavras, aquilo que sinto em relação a um país que ainda não conheço...curioso, não?
    Que seja muito feliz, esse ano!
    Beijo grande de amizade,
    Sílvia Coutinho

    ResponderEliminar
  3. Se me permites...

    E é gente simples que Angola precisa. Gente que se deixe entranhar, que dê e receba sem querer queimar.
    Não a comparem com mais parte nenhuma do mundo, porque nenhuma parte se compara a aqui. Nem a tentem moldar segundo os fracassos de outros.
    A magia que existe no ar, encarrega-se de nos fazer sentir tudo de uma forma especial. Sim, eu disse magia; só pode ser algo assim, e aqui é a única explicação que encontro.

    Com amizade, e sentido pelas palavras que li. Estamos juntos!

    MG

    ResponderEliminar